Trabalho
Em 1997, o Brasil, através da Petrobras, ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1milhão de barris de óleo por dia. Nesse mesmo ano, em 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei n º 9.478, que “quebrou” o monopólio estatal e abriu as atividades da indústria petrolífera no Brasil à iniciativa privada, o que necessariamente não leva ao fim de fato do monopólio exercido no setor.
No ano 2000, as ações da Petrobras são lançadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Em 2005, a empresa obtém o chamado grau de investimento pela agência Moody´s e encontra os primeiros indícios de petróleo no pré-sal na Bacia de Santos. Em 2006, o governo anuncia que o Brasil atinge a autossuficiência na produção de petróleo. A conta, no entanto, compara o petróleo bruto produzido internamente com o consumo total do país que, na verdade, é de derivados de petróleo e tem uma parte oriunda de importações.
A partir de então começam os rumores de crise financeira no setor, onde a Petrobras apresentou grandes quedas de valor de mercado e aumento de dívidas. No segundo trimestre de 2012 nossa maior empresa estatal, que é também a maior companhia da América Latina, anunciou um prejuízo extraordinário de R$ 1,3 bilhão.
Efetivamente, o problema da Petrobrás se iniciou quando do estouro da crise econômico-financeira mundial, em 2007/08. Na oportunidade, no meio do alarido demagógico do Pré-Sal, os preços mundiais do petróleo dispararam, chegando a mais de US$ 150,00/barril.