Trabalho
1- retire os pontos principais do texto.
A invisibilidade e o recalque dos valores históricos e culturais de um povo, bem como a inferiorização dos seus adscritivos, através de estereótipos, conduz esse povo, na maioria das vezes, a desenvolver comportamentos de auto – rejeição, resultando em rejeição e negação dos seus valores culturais e em preferência pela estética e valores culturais dos grupos sociais valorizados nas representações.
Observando – se de uma forma determinista o problema, que é em grande parte relativizado pela ação humana, como veremos a seguir, os professores, a quem é atribuída a ação de contemplar as diferenças culturais na sua prática pedagógica, poderiam ter internalizado o senso comum da desigualdade das diferenças culturais e não evidenciar na sua prática pedagógica essa ação.
O livro didático, de um modo geral, omite ou apresenta de uma simplificada e falsificada o cotidiano, as experiências e o processo histórico cultural de diversos segmentos sociais, tais como a mulher, o branco, o negro, os indígenas e os trabalhadores, entre outros.
A criança negra era ilustrada e descrita através de estereótipos inferiorizantes e excluída do processo de comunicação, ema vez que o autor se dirigia apenas ao público majoritário nele representado, constituído por crianças brancas e de classe média.
Visto como uma visão simplificada e conveniente de um individuo ou de um grupo, o estereótipo constrói uma ideia negativa a respeito do outro, nascida da necessidade de promover e justificar a agressão.
O professor pode vir ser um mediador inconsciente dos estereótipos se for formado com uma visão acrítica das instituições e por uma ciência tecnicista e positivista, que não contempla outras formas de ação e reflexão.
Trabalho sobre o Capitulo 5 do livro Psicologias – Uma Introdução ao estudo de Psicologia.
1- Resumo.
As teorias cientificas surgem influenciadas