trabalho
Sabemos que a produtividade da empresa depende das pessoas, uma das funções importantes na administração de um programa de pessoal é combinar os indivíduos com as ocupações para as quais melhor se habilitam.
Para fazer parte do quadro funcional da empresa, o candidato passa por um "processo seletivo" constituído de entrevistas, preenchimentos de formulários para proposta de emprego, testes práticos, psicológicos, exame médico e outros...
O "processo seletivo" é um dos meios que a empresa dispõe para harmonizar as equipes de trabalho. A seleção do candidato tem por base colher dados adequados para o preenchimento da vaga através dos meios acima citados. A este processo estão também os julgamentos e avaliações sobre os candidatos a um emprego, julgar seus traços ou características humanas, avaliar suas potencialidades para o cargo ao qual esta sendo considerado.
Deveremos formar opiniões sobre a aparência e as maneiras de um candidato, sobre a sua capacidade de expressar-se, sua autoconfiança, e em grande medida, sobre suas atitudes.
A chefia através de entrevista poderá avaliar o conhecimento que o candidato tem da função à ser exercida, bem como, a capacidade do entrevistado para assimilar dados importantes a respeito das atividades que desempenhará.
Devemos analisar o perfil ideal do candidato para preencher a vaga em aberta, ou seja, quais as qualificações necessárias para o pleno desempenho da função.
I - conhecimentos a respeito da arte de recrutar e selecionar
Recrutamento
Do recrutamento dependerá o sucesso no processo produtivo, ou seja, os recursos humanos. A sua preocupação básica é a preservação da boa imagem da empresa e a eficácia no alcance dos resultados esperado.
O recrutamento poderá se utilizar de todos os meios possíveis para atingir, sensibilizar e atrair a mão-de-obra necessária e adequada às exigências específicas da empresa. Este processo deverá sempre ser executado por