trabalho
Orientador: Cardoso, Alexandre
Alunos: Torquato, Estefani
Costa, Gustavo Ribeiro da Silva, Ozeani Maria Veras
Faculdade JK Unidade II – Gama. DF
RESUMO
As organizações têm buscado um uso cada vez mais intenso e amplo da tecnologia da informação, que altera as bases de competitividade estratégicas e operacionais das empresas. As oportunidades e as forças de negócios levam a uma elevada conectividade, possibilitando novas formas de relacionamentos entre organizações e aumentando a produtividade dos grupos.
Palavras-chave: tecnologia; organizações; administração, software.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, isto é, que permitam transformar as informações em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possível.
A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ser a consequência.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO
A