Trabalho
As influencias listadas abaixo sugerem ações que formam os princípios da Administração. Explique cada um deles.
A influencia dos filósofos.
Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que o correm em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia.
1º Platão > Nascido por volta de 428 a.C. - 347 a.C. Platão foi um jovem aristocrata, duas vezes coroado nos jogos atléticos nacionais (o apelido “Platão” tem origem em seus largos ombros), seus dons intelectuais e físicos pareciam reservar-lhe uma brilhante carreira política numa Atenas que, à época, atinge o seu apogeu. Foi um apologista e professor dos ensinamentos socráticos. Sua filosofia era abordada, principalmente, através da matemática, a ponto de ter escrito em sua porta a seguinte inscrição: “Não entre quem não conheça geometria.” Dedicou-se também aos estudos da lógica e da metafísica. Mas embora tenha dado ênfase aos estudos científicos, Platão e sua escola tiveram como objetivo primordial o ensino da ÉTICA. Sua filosofia buscava “em primeiro lugar, a conversão da alma; e em segundo lugar... o serviço da Humanidade”. Acreditava ser a conversão fruto de um aprendizado científico metódico e não uma mudança súbita.
Thomas Hobes (1588 – 1679) filósofo e teórico político inglês, segundo o qual o homem primitivo era um ser anti-social por definição, atirando-se uns contra os outros pelo desejo de poder, riquezas e propriedades – “o homem é o lobo do próprio homem”. O Estado surge como a resultante da questão, que, de forma absoluta, impõe a ordem e organiza a vida social.
Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895)