O Desafio na Aula de Educação Física Infantil através da Psicomotricidade
Resumo
O trabalho foi desenvolvido com os alunos do Ensino Infantil (fase -1) onde foi trabalhado a psicomotricidade nas aulas de Educação Física e com os alunos está em fase da curiosidade, desafio, conhecendo o seu corpo e movimento e foram trabalhados os seguintes movimentos da psicomotricidade.
Coordenação Motora Fina Capacidade de controlar pequenos músculos para exercícios refinados. Exemplo recorte, colagem, encaixe, escrita, etc.
Coordenação Motora Global Possibilidade do controle e da organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos. Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar, etc.
Estruturação Espacial É a orientação e a estrutura do mundo exterior, a partir do Eu e o depois a relação com outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento, é a consciência da relação do corpo com o meio.
Organização Temporal É a capacidade de avaliar tempo dentro da ação, organizar-se a partir do próprio ritmo, situar o presente em relação a um antes e a um depois, é avaliar o movimento no tempo, distinguir o rápido do lento. E saber situar o momento do tempo em relação aos outros.
Imagem Corporal: A experiência do individuo em relação ao próprio corpo sujeito, impressão subjetiva. Conhecimento Corporal: Conhecimento intelectual que se tem do próprio corpo.
Esquema Corporal: Tomada de consciência de cada segmento do corpo (interna e externa) o desenvolvimento do esquema corporal se da a partir da experiência vivida pelo individuo com base na disponibilidade do conhecimento que tem sobre o próprio corpo e de sua relação com o mundo que o cerca.
Lateralidade: Representa a conscientização integrada e simbólica interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito, o que pressupõe a linha média do corpo, que no decorrer estão relacionados com a orientação face aos objetos. Essa