trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Tendo como base o texto “Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo”, escrito pelo Doutor em psicologia da Educação e consultor educacional, João Carlos Martins, a presente pesquisa apresentará uma análise e o resumo das idéias principais repassadas pelo autor em sua obra. O texto retrata a relação entre o desenvolvimento da criança, o papel da escola, do professor e da sociedade com a construção do conhecimento e da aprendizagem.
O pensamento de Vigotsky, seus pressupostos e abordagens consideram o homem como ser biológico, social, histórico e cultural. É através da interação social que o aprendizado ocorre, pois o indivíduo precisa estar no meio social e assim, adquirir conhecimentos auxiliados por parceiros mais experientes, essa interação em um grupo cultural que o pensamento e a linguagem se descobrem e dão origem ao modo de funcionamento psicológico caracteristicamente humano. A importância do professor como mediador das relações estabelecidas no ambiente de sala de aula é também analisado pelo autor neste estudo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SÍNTESE BIOGRáFICA DO AUTOR
MARTINS, João Carlos
Doutor em psicologia da Educação. Mestre em Educação. Sociólogo, historiador, administrador escolar, psicopedagogo. Educador e gestor com experiência em Docência, Coordenação e Direção Escolar. Consultor e palestrante educacional em todo o Brasil. Professor de Ensino Superior. Autor de livros didáticos e paradidáticos. Pesquisador na área de formação de professores.
2.2 RESUMO E ANÁLISE DO TEXTO
MARTINS, João Carlos em seu trabalho exalta o valor das trocas de experiência entre parceiros como momentos expressivos no processo ensino-aprendizagem, onde este momento remete,