Trabalho
Bom, neste trabalho iremos falar sobre os Pré-Socráticos, e suas principais ideias. Também falaremos sobre o que há de comum e o que há de diferente em relação aos pensadores estudados.
Pré-Socráticos
Os Pré-Socráticos, foram os primeiros filósofos, viveram entre os séculos VII a V a. C. Se chamam Pré-Socráticos, pois vieram antes de Sócrates, que foi um dos maiores filósofos de todos os tempos, tanto que seu nome é lembrado até os tempos atuais.
Sócrates nasceu em Atenas fundou o que nós chamamos hoje de Filosofia Ocidental, em seus pensamentos visava levar seus conhecimentos para os cidadãos gregos. Através do diálogo o filosofo buscava levar o conhecimento até os cidadãos.
Algumas frases de Sócrates:
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
“É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.”
“Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.”
Três dos maiores Pré-Socráticos:
Tales de Mileto:
O filósofo Tales Mileto é o mais antigo da Grécia. Seu principal objeto de pensamento era a água, ele não deixou nada escrito mas dizia que a água era a substancia única de todas as coisas.
“Muitas palavras, não indicam necessariamente muita sabedoria.”
Anaxímenes de Mileto:
O filósofo Anaxímenes de Mileto dizia que o comando do mundo era o ar, não era um elemento tão abstrato, e nem tão palpável como a água.
“O ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar.”
Pitágoras:
O filósofo e matemático Pitágoras, era muito inteligente, tanto que era matemático e filósofo ao mesmo tempo, ele recebia muita influencia filosófica e cientifica de outros filósofos, ele dizia que o planeta Terra era esférico e suspenso ao Espaço.
“ Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.”