Trabalho
AMBIENTAL, 2008).
4
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Segundo o Tachizawa (2005), o novo padrão da gestão ambiental e de responsabilidade social consiste em contextualizar as empresas em termos ambientais e ecológicos, propiciar ações reguladoras e legislativas ágeis e racionais por parte do Governo e manter postura ambientalista compatível com os objetivos econômico-empresariais. Isso induz a uma situação em que a formação de recursos humanos para a gestão ambiental implica um conjunto de ações, de amplo alcance, que vai afetar os sistemas atuais de formação nas diferentes áreas do conhecimento. Fica explícita a percepção de que as mudanças climáticas, a degradação da camada de ozônio, a redução da biodiversidade, entre outros, contribuíam para a necessidade de definição de novos padrões de industrialização e de consumo.
2.2 Políticas Ambientais
A atual conjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais apontam a necessidade urgente do estabelecimento de um novo paradigma para a sustentabilidade planetária - a educação ambiental - instrumento imprescindível, que proporciona aos diversos atores sociais consciência e responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente.
As empresas e pessoas preocupadas com a questão ambiental ou com vistas à sustentabilidade, sabem plenamente que é por meio da educação e da formação permanente que se estabelecem as grandes e efetivas mudanças, pois levam a solução de problemas ambientais que afetam o futuro de todos, não excluindo
pobres