trabalho
Boa Noite,vamos está falando sobre a Guerra do Contestado que ocorreu entre 1912 a 1916,entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina...Essa área era povoada por sertanejos muito pobres,que não possuíam terras.Viviam sob a opressão dos grandes fazendeiros e de duas empreendedoras americanas que operavam ali – a Brazil Railway, responsável pela implantação da via ferroviária que uniu o Rio Grande a São Paulo, era uma madeireira.
Em 1889 com o início das construções das ferrovias que ligariam São Paulo a Rio Grande do Sul e que passava em pleno território entre Paraná e Santa Catarina fizeram com que as terras da região se valorizasse, devido a isso em 1901 Santa Catarina entrou no Supremo Tribunal Reivindicando todo território contestado como sendo seu,e ganhou a causa.
Porém a maioria das lideranças políticas do território de Santa Catarina,negavam aceitar a administração catarinense ,se isso acontecesse deveriam lutar para formar um estado próprio em todo território contestado ,essa ideia vingou sendo criada até a bandeira e um governo provisório.
A partir de 1908 a construção da ferrovia passou para um grupo econômico Norte Americano denominado Brazil Railway Company,o governo brasileiro não tinha condições de pegar o restante da construção dessa ferrovia e o contrato de cosessão de 1889 estipulava que as deveria ser pagas em lotes terra ,essas terras que passaram aos nortes americanos estavam em parte povoados por população caboclas,assim resolveram então expulsa os cablocos.
Em 1912 um monges Chamado de José Maria,juntou-se aos sertanejos revoltos, ele ignorou qualquer ordem que viesse da República Velha e montou vários povoados, onde havia igualdade social e autoridade própria. A esses povoados deu-se o nome de Contestado.
A liderança de José Maria começou a preocupar os governos federal e estadual, além dos coronéis da região. Com isso foram enviados ao local policiais e soldados do exército, que tinham como