Trabalho
Alunas: Karla Lorrany Da Silva Duarte N º- 22 Alice Cristina Oliveira Nº- 03 Vitória Ellen C. Oliveira Nº- 38 Giulia Silva Amaral Nº- 15
Turma: 1º ano “A”
Professora: Keltry Reis
Conteúdo: Histologia Vegetal
Introdução
A Histologia Vegetal é o estudo específico de tecidos vegetais. A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças é uma adaptação ao modo autotrófico de vida. Somente os vegetais possuem tecidos especializados para a fotossíntese e para a condução da seiva retirada do ambiente. Essas diferenças são ainda maiores nos vegetais terrestres. Nessas plantas encontramos tecidos especializados para evitar a perda de água e para sustentar o corpo do vegetal contra a gravidade.
Histologia Vegetal
Na figura abaixo retrata quais são os tipos de tecido Vegetal, e como são divididos:
Tecidos Meristemáticos
Os tecidos meristemáticos (Também chamados de “embrionários”) são formados por células pequenas sempre justapostas, as mesmas estão em constante divisão celular, dando origem aos tecidos formadores do corpo do vegetal. A divisão e diferenciação dessa célula levam ao desenvolvimento do planeta. Esses ainda podem ser divididos em dois:
- Primários: Se localizam no ápice da raiz, nas gemas do caule e gemas terminais, esses tecidos são responsáveis pelo crescimento longitudinal (em altura) das plantas.
- Secundários: Se localizam na parte central do caule e da raiz e também na região da casca, são responsáveis pelo crescimento em espessura desses órgãos em árvores e arbustos.
Tecidos Permanentes
O crescimento e desenvolvimento das plantas ocorrem através da diferenciação dos tecidos meristemáticos, estes então dão origem aos