trabalho
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Pedagogia
Professor EAD: Ma. Rosemeire Farias / Ma. Adriana Amaral Flores Salles
Tutora Presencial: Nazarete Urias Fernandes Barbosa
Pólo: Porangatu-Goiás
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Porangatu-GO
Maio/2011
Elianda Fernandes Machado – RA: 293392
Laura Fernandes Machado – RA: 293393
Osana Pereira Machado Morais – RA: 293395
Orzilânia Neves Mariano – RA: 287046
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Porangatu-GO
Maio/2011
PRIMEIRO DESAFIO
ETAPA 1
Estratégias, objetivos, pluralidade e sentidos de leitura
Concepção de leitura
Leitura é atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. (PCN LP).
A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões freqüentemente discutidas. Na frente dessa discussão, destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos. E as respostas dependerão dos seguintes pontos de vista.
A língua como representação do pensamento. Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Língua como estrutura ou como código. Nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
Vimos que a concepção de leitura é uma atividade baseada na interação autor-texto-leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores