trabalho
DO NASCIMENTO ATÉ UM MÊS
Durante o nascimento o bebê está restrito a pratica e ao aperfeiçoamento dos reflexos de que é dotado ao nascer. Piaget nos diz: ‘’ no recém-nascido, os reflexos de sucção, visão e outros, são tudo que há de disponível, de forma que o bebê os pratica e exercita’’. Mas certamente o bebê pode aprender.
DE 1 A 4 MESES
Neste período o a criança faz aquilo que lhe satisfaz como; colocar o polegar na boca, por exemplo: se você retira seu polegar da boca, ela pode tentar coloca-lo de volta. Aqui o bebê já tem os reflexos de sucção e de rotação, ou seja, na rotação ele dirige sua cabeça em direção à bochecha para manter o contato. Porem, colocar a mão na boca não é um reflexo e o polegar dentro dela também. Aqui simplesmente o bebê está repetindo algo que satisfaz a ele e que gera um efeito gratificante para se.
DOS 4 A 10 MESES
Durante os 4 meses em diante o bebê começa a praticar aquilo que chamamos de intenção, aqui ele faz as coisas intencionalmente e com propósito, bate os braços, bate no móbile e isto parece acidentalmente, mas depois ele começa a repetir os mesmos atos para assim conseguir controlar seus movimentos. Descobrimos também que nesse período o bebê tem noção dum objeto, ou seja, ele procura por um objeto que desapareceu, mexe-os para brincar e mudar sua posição.
DOS 10 AOS 12 MESES
Com 10 meses o bebê já consegue compreender e usar técnicas antigas numa situação nova. Piaget revela-nos: ‘’ Durante os dez meses o bebê consegue resolver problema e inventar estratégia para trabalhar, ou seja, sua intenção está bastante clara neste período, pois, ele está praticando uma habilidade já aprendida durante etapas anteriores’’. O mais interessante nessa fase é: se jogarmos uma bola sobre o sofá, o bebê irá tentar puxar o forro para poder pegar a bola isso mostra ação propositalmente.
DOS 12 AOS18 MESES
Nesta etapa o bebê consegue fazer muitas coisas e explorar o mundo de