Trabalho.
Trabalho e sociedade
Manaus
2014
KAÍNY MEDEIROS MACIEL N°19
Trabalho e sociedade
Trabalho de pesquisa solicitado por Antônio Carlos, da disciplina de Sociologia, para obtenção de nota parcial do 1° bimestre do 2° ano 2 do turno matutino.
Manaus
2014
Sumário
Introdução
O trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas, desde as mais simples até as mais complexas. Fomos nós que inventamos, no entanto, a atividade humana nem sempre teve o mesmo significado, a mesma organização e o mesmo valor. É exatamente isso que veremos, de acordo com cada necessidade e contexto histórico.
Trabalho e sociedade
Trabalho nas diferentes sociedades
A produção de cada objeto envolve um complexa rede de trabalho e de trabalhadores, por exemplo, a fabricação de um pão e água e sal. Para que um simples pão seja feito é necessário trigo, fermento, sal, água, fornos e fogo ou energia elétrica. Na ponta de todo esse trabalho, estão as padarias, mercadinhos e supermercados. Essa complexidade das tarefas relacionadas à produção é uma característica da nossa sociedade.
A produção nas sociedades tribais
As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas não são estruturas pelo trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades estão relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter estão associadas aos ritos e mitos, integrando-se todas as esferas da vida social.
A organização dessas atividades caracteriza-se pela divisão das tarefas por sexo e idade. Os equipamentos e instrumentos utilizados são eficazes para realizar tais tarefas. Vários analistas classificaram as sociedades tribais como de economia de subsistência e de técnica rudimentar, o que é um preconceito.
Marshall Sahlins chama essas sociedades de