PROETA
PROETA – Incubação de Agronegócio
A Embrapa1 criou com o apoio do BID/FUMIN2, O PROETA – Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e À Transferência de Tecnologia. A Embrapa disponibiliza essas tecnologias para empreendedores que tenham interesse de criar empresas de base tecnológica utilizando as inovações tecnologias da Embrapa, portanto um dos objetivos do programa é gerar emprego e renda criando novas empresas, visando à promoção do agronegócio, mediante a transferência de tecnologias por meio da incubação de empresas. Os objetivos do Programa são: transferir tecnologias, produtos e serviços pela Embrapa para iniciativa privada, contribuir para a geração de empresas de base tecnológicas agropecuária, apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendimento e contribuir para a geração de emprego e renda. Pelas características inovadoras, o PROETA, difere, quanto à condução das atividades, em relação ao modelo tradicional de transferência de tecnologias, sendo seus pontos de destaque:
Formação de parcerias público-privadas;
Criação de portfólio de tecnologias apropriadas para incubação;
Estímulo ao empreendedor para receber tecnologias da Embrapa;
Adoção de tecnologias inovadoras no sistema produtivo; Criação de novas empresas no ramo do agronegócio;
Parcerias com incubadoras qualificadas que abrigarão os empreendedores e as novas empresas.
PROCESSO DE SELEÇÃO NO PROETA:
A capacidade dos empreendedores e a viabilidade dos respectivos Planos de Negócios serão previamente aferidas pela INCUBADORA, em conjunto com a EMBRAPA, mediante específicos processos de Seleção Pública para cada segmento de incubação aprovado pela EMBRAPA.
A capacidade dos empreendedores e a viabilidade dos respectivos Planos de Negócios serão previamente aferidas pela INCUBADORA, em