trabalho
Modernidade não é um estado mas um Processo constante de transformação da sociedade, condição que a diferencia das demais sociedades onde a mudança não é o principio essencial.. A quantas anda o processo de modernização das nossas cidades? De forma fragmentada o processo de urbanização no Brasil ocorre para dar espação ao automóvel e ao desenvolvimento do capital imobiliário sem procurar a essência da modernidade que é a superação das necessidades básicas do homem.
O desenvolvimento econômico tem, na maior mobilidade das cidades um aumento de produtividade, contudo o elemento essencial da urbanização brasileira, a priorização do transporte individual em detrimento do coletivo compromete a produção de uma cidade mais compacta.
As questões ambientais de mobilidade, de redução de desigualdades e de inclusão socialz que são essenciais a realidade atual das cidades brasileiras podem ser observadas a luz das propostas deste livro: o decálogo que Ascher apresenta no final do livro, e que se entende de grande utilidade para o Urbanismo. O processo e redemocratização e a Constituição Federal de 1988 também trouxeram avanços para as leis de urbanismo. As diretrizes do Estatuto da Cidade permitem hoje inovações que garantam do direito a cidades sustentáveis a gestão democrática com participação popular, a justa distribuição do ônus e benefícios dos procedimentos de urbanização, regularização fundiária e urbanização das áreas ocupadas pela população de baixa renda. O nosso futuro está em construção. Estamos em um período de transição de uma sociedade da informação e do conhecimento. A pobreza existente ainda espera ser combatida por politicas públicas adequadas nas diversas escalas do governo. Pensar em cidade hoje implica nas esferas sociais, econômicas, culturais e politicas.
Urbanização e modernização:
1- Cidade e sociedade: Cidades são agrupamentos de população que não produzem seus próprios meios de subsistência