culturas indígenas
O contato com o branco, sempre foi prejudicial ao índio e à cultura indígena em geral, pois funciona como elemento destribalizador, provocando perda das terras e dos valores culturais. Com o tempo, perdeu-se a imensa diversidade cultural que as tribos representavam sem que chegassem a ser estudadas. Mas além disso,adaptados ao seu meio ambiente, não possuindo defesas contra as doenças da civilização, muitos sucumbiram pelas gripes, sarampo, sífilis e outras doenças. Assim, dos milhões que aqui habitavam na época do descobrimento do Brasil, somam hoje 350 mil.
Foi-se 500 anos onde houve escravidão, catequização, miscigenação e dizimação. Qualquer coisa que se diga sobre os índios do Brasil será pouco. A dívida do branco civilizado para com o indígena é alta e pesada demais.
Religião/Crenças
As crenças religiosas e superstições tinham um importante papel dentro da cultura indígena,que eram os Fetichistas, os indígenas temiam ao mesmo tempo um bom Deus ,que era o Deus Tupã , e um espírito malígno, tenebroso, vingativo Deus Anhangá, ao sul e o Deus Jurupari, ao norte. Algumas tribos pareciam evoluir para a astrolatria, embora não possuíssem templos, e adoravam o Sol.
Produção, Artes e Habilidade
Os índios foram dizimados e vitimados por doenças trazidas pela civilização, ou simplesmente incorporados à nossa cultura,mas a própria preservação de nossas matas e florestas dependem dele, pois ninguém melhor do que o índio sabe viver em harmonia com a natureza tirando dela o melhor proveito sem com ela sucumbir. As sociedades indígenas são diferenciadas entre si, e tem as línguas distintas, traços de caráter, mitos variados. Essas diferenças não podem ser explicadas apenas em decorrência de fatores ecológicos ou razões econômicas.