Econimia
fnwenfjwekcfkwenflw,enfclwenfcjl,wnefkbekjfbfrkjwbd fcjbendrklqwji3dojeworhiufgbygvfewjegbhjwebgdfckbedjkbq dhejdcjwevfgbwefkjbecfkjebfkuebwfwbfhgvbwedcjbaekjsc
Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas que começo na Europa na Idade Moderna. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo entre os Estados. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas que considera a prosperidade de uma nação ou Estado dependente do capital que possa ter. O Estado adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas protecionistas.
O Estado desempenha um papel intervencionista na economia, implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos da alfândega sobre as importações, controlando os consumos internos de determinados produtos, melhorando as infra-estruturas e promovendo a colonização de novos monopólios.
A origem de tal prática econômica reside no momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos, ou seja, ouro e prata..
Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: