Econimia
Equilíbrio – É o ponto entre a lei da oferta e demanda. Quando o preço de mercado atinge o nível em que a quantidade ofertada é igual a quantidade demandada.
Preço de equilíbrio – O preço que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada (satisfazer compradores e vendedores). Também pode ser chamado de “Preço de ajustamento de mercado”.
Quantidade de equilíbrio – A quantidade ofertada e a quantidade demandada ao preço de equilíbrio.
Excesso de Oferta – A quantidade ofertada é maior que a quantidade demandada.
Excesso de demanda – A quantidade demandada é maior que a quantidade ofertada.
Macroeconomia – Estuda a economia como um todo, analisando a determinação e comportamento dos grandes agregados, ex: renda, nível de preços...
PIB – Mede o crescimento de um país. É a soma do consumo das famílias, do investimento privado, gasto do governo...
PIB Nominal – Mede a produção de bens e serviços a prazo corrente.
Concorrência Pura ou Perfeita – O número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individual consegue afetar o preço de mercado.
Produtos homogêneos – Não existe diferença entre produtos.
Transferência do Mercado – Concorrência e vendedores têm conhecimento de todas as condições de mercado.
Monopólio – Há somente um vendedor no mercado para um bem ou serviço e há barreiras na entrada de empresas que tentam vender o mesmo bem. Não existe curva de Oferta.
Oligopólio – Estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado (Poucos dominam o mercado). O setor brasileiro é altamente oligopolizado, ex: montadoras de veículo, indústria de bebida, indústria farmacêutica...
Cartel – è uma organização de produtores dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertence.
Teoria Marginalista ou