TRABALHO
Psicologia é o estudo voltado ao comportamento do ser humano Diane da sociedade em modo geral.
- Como a psicologia pode contribuir no cotidiano do contador?
Contribui na parte de lidar com pessoas que participa na sua rotina de trabalho.
- Discora sobre a institucionalização da psicologia como ciência.
A psicologia é considerada ciência no século XIX (1879), quando Wulnd fundou na Alemanha um laboratório de psicologia.
- Diferencie Ciência e senso comum.
Ciência é o conhecimento adquirido através de estudo e pesquisas, já o senso comum é o conhecimento da vida no cotidiano.
- Discora sobre o objeto de estudo da psicologia.
O objeto de pesquisa da psicologia é o homem.
- Cite as principais teorias da psicologia no século XX.
A psicanálise que é o estudo do inconsciente, o behaviorismo o estudo do comportamento do ser humano e gestalt que estuda o comportamento e a percepção.
História da Psiquiatria Brasileira: Momentos e Tendências (1850-1950)
O PODER PSIQUIÁTRICO: DO ASILO PARA OS HOSPÍCIOS
Principalmente, a partir do séc. XIX, tem-se o início de uma assistência psiquiátrica brasileira. Durante o período imperial, dá-se a passagem de uma psiquiatria leiga, que atuava nos asilos e instituições religiosas, para uma psiquiatria médica, que aos poucos, foi assumindo total responsabilidade do tratamento dado ao louco. Esta "nova psiquiatria" vai aparecer em dois níveis: o da relação médica(cura) e o da relação econômica( capital / trabalho).
Durante o período imperial, em que a economia era baseada no trabalho escravo e a cidade tinha alguns milhares de habitantes, a atenção, dada por parte do estado aos loucos, que mais tarde viriam a ser os" alienados" e posteriormente os" doentes mentais", foi inespressiva. Aqueles que pertenciam à classe privilegiada e que viessem a ser definidos como loucos, eram vigiados pela própria família. Aqueles que pertencessem a outras classes (não privilegiadas), eram aprisionados nos asilos