Trabalho
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
PORTO VELHO/RO
2012
Deficiência auditiva também conhecida como surdez ou hipoacústico, é a perda parcial ou total da audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente ao nascimento. É classificado como surdo, quando sua audição não é funcional em sua vida comum; hipoacústico é quando sua audição ainda que deficiente, é funcional em sua vida com ou sem uso de prótese auditiva.
A hipoacústica classifica-se em função do grau da perda auditiva, sua ordem e localização: Deficiência de transmissão: quando o problema se localiza no ouvido externo ou no ouvido médio;
Deficiência mista: quando o problema se localiza no ouvido médio;
Deficiência interna ou sensorioneural: quando se origina no ouvido interno e no nervo auditivo.
Principais patologias do ouvido As principais patologias do ouvido humano são: as ligadas à membrana timpânica, a deficiência de transmissão sonora no sistema tímpano-ossicular, a rigidez nos ligamentos de suporte ossicular, a timpanoesclerose, a fixação do martelo, a ausência no reflexo estapediano, a paralisia do nervo do músculo estribo, a complacência da membrana timpânica ou a sua rigidez, a lesão retrocloclear e a surdez psicogênica que é um dos distúrbios psicogênicos.
Etiologia da surdez
Pode- se dividilas em pré-natais, peri-natais e pós-natais.
As causas pré-natais são: * Hereditárias (A deficiência auditiva pode ser transmitida geneticamente de geração em geração, particularmente quando existem casos de surdez na família); * Doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez, tais como: * Rubéola; * Sífilis; * Toxoplasmose; * Citomegalovirus; * Herpes; * Intoxicações intra-uterinas; * Agentes Físicos (como, por exemplo, os raio-X); * Alterações Endócrinas (Diabetes ou Tiróide); * Carências Alimentares.
As causas peri-natais podem ser: *