trabalho
Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST
Sistemas de Informação 2011.2 Michael Lopes Bastos
Teoria Geral da Administração
Serra Talhada
Novembro de 2011
Michael Lopes Bastos
Resumo capitulo 8 - livro Teoria Geral da Administração “Motta”
Trabalho desenvolvido para a cadeira De Teoria geral da Administração, Como parte da avaliação referente ao segundo bimestre de 2011, solicitado pela professora Luciana Borges.
Serra Talhada
Novembro de 2011
Enfoque prescritivo:
O Desenvolvimento Organizacional
Simon, Smithburg e Thompson, procurando explicar a relação entre duas tendências no estudo da administração, recorrem a uma analogia com a medicina só pode progredir à medida que progride o conhecimento científico da biologia, as técnicas da organização eficiente não podem desenvolver-se se a teoria do comportamento humano não progredir na organização.
A teoria geral da administração vem atingindo níveis cada vez mas altos de formalização e em relação as “escolas” das teses frontais, demonstra que a existências de métodos científicos já se está tornando uma parte interessante da história do pensamento administrativo.
Em relação ao desenvolvimento organizacional a mudança passa a ser sempre mais valorizada, a estabilidade passa a ser vista como suspeita e se procura imaginar novos tipos de estabilidade que atendam à necessidade de mudança. A partir dessa definição o autor relaciona seis objetivos. Tais objetivos seriam: melhorar o produto, melhorar o volume de vendas e os serviços, aumentar a rentabilidade, melhorar a imagem perante o público, melhorar as relações humanas dentro da organização e melhorar a capacidade organizacional de resposta a situações futuras.
Peter M. Blau e W.Richard Scott escrevem em seu livro Organizações formais, três dilemas e paradoxos básicos enfrentados pelas organizações;
Coordenação versus