grade eng produção
Vamos começar com uma comparação.
A água movimentada pôr uma bomba chega a diversos pontos da casa - cozinha, banheiro, tanque etc. - através de uma rede de canos.
Nas folhas de uma planta a seiva bruta ( água e sais minerais retirados do solo pelas raízes) circula pôr todos os seus órgãos, ela é transformada em seiva elaborada, graças a fotossíntese, passando a conter todas as substancias que vão nutrir o vegetal. A seiva elaborada também circula pôr todos os órgãos da planta, indo nutrir suas células. Tanto a circulação da seiva bruta como da seiva elaborada são feitos através de "canos", os vasos lenhosos e cravados.
Na verdade, o coração funciona como duas bombas: a metade esquerda recebe o sangue dos pulmões e o envia a todo o organismo; a metade direita recebe o sangue que percorreu todo o organismo e o envia aos pulmões.
Essa comparação entre a circulação da água numa residência, a circulação da seiva nos vegetais e a circulação do sangue em nosso organismo nos leva a uma conclusão: o transporte da água, da seiva e do sangue é feito através de um sistema de vasos fechados. Na residência são os canos; nos vegetais, os vasos lenhosos e crivados; no homem, os vasos sangüíneos. Esse sistema de vasos deve estar ininterruptamente cheio de liquido e sem ar. Caso contrário a circulação cessa. No caso do homem, ocorrerá rapidamente a morte.
O QUE É O SANGUE?
O sangue é o veículo que transporta as substâncias de que o nosso organismo necessita.
Nos pulmões, ele recebe oxigênio, conduzindo-o a diferentes partes do organismo. Aí recolhe gás carbônico e o leva até os pulmões. Isso é feito pelas células do sangue.
Ao passar pelo intestino, recebe os alimentos (já assimilados) e os transporta a todas as células. Recolhe ainda todos os resíduos que se formam continuamente nos diversos órgãos, e leva-os até os rins, que os eliminam através da urina.
COMPONENTES DO SANGUE
Você conhece o sangue como um liquido vermelho. A parte liquida é o plasma. Mas