trabalho
BRASILEIRAS
FLORESTA AMAZÔNICA
Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".
Clima
O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.
Relevo
Encontramos na floresta Amazônica três tipos - principais- de relevo. Ao sul localiza-se o planalto Central, ao norte, o planalto das Guianas e, ao centro, a planície sedimentar Amazônica, todos com altitudes menores que 1500 m. Na planície amazônica, encontram-se dois tipos de relevo: as várzeas, que por se estenderem ao longo dos rios estão sempre inundados, e as terras firmes, que revestem a maior parte da planície.
Este solo tem caráter arenoso, ácido e, consequentemente, pobre (apenas 10% possui fertilidade compatível com a atividades agrícolas).
As várzeas são as únicas áreas agricultáveis, pois há matéria orgânica carregada pelos rios desde os Andes. O equilíbrio necessário para a manutenção da floresta é obtido pelos nutrientes minerais presentes na biomassa vegetal, que vão para o solo, na camada de húmus (matéria orgânica depositada no solo). Esses nutrientes são rapidamente decompostos por microorganismos do solo e reabsorvidos pelas árvores, tendo, portanto, um processo de reciclagem.
fauna
Principais espécies de animais da Floresta Amazônica:
- Uirapuru