TRABALHO
Matemática
Sociologia geral
Fichamento do instrucional Sociologia Geral
Professor: luiz claudio deulefeu
Aluno: Dário Tavares Lopes
Matrícula: 2004110295
1º semestre – JULHO DE 2008
Unidade I
A Sociologia e Sua História
1.1 - A Sociologia e o Homem (p. 15)
(parágrafo 1) ...devemos destacar o estudo do homem, enquanto indivíduo e ser social, para melhor analisarmos as relações de poder e prestígio, bem como os valores pessoais e/ou sociais que envolvem essa relação.
1.2 - Conceito de Sociologia (p.16)
(parágrafo 1) A Sociologia é uma ciência que se define não por seu objeto de estudo, mas por sua abordagem, isto é, pela forma com que pesquisa, analisa e interpreta os fenômenos sociais.
1.3 – Objetos de Estudo (p. 16)
(parágrafo 1) ... Um acontecimento, ou comportamento é sociológico quando sobre ele se debruça o sociológico, tentando entendê-lo nos aspectos que dizem respeito às relações entre os homens e às raízes de seu comportamento.
1.4 – Ciência: Ramo de Conhecimento (p.16)
(parágrafo 6) ... Nos últimos quatrocentos anos, em particular a partir do séc. XVII, vimos assistindo ao crescente progresso desse conhecimento - a ciência - destinado à descoberta das relações entre as coisas, das leis que regem o mundo natural. (...) No seio desse movimento de idéias, surgiu no séc. XIX uma ciência nova – a Sociologia, ciência da sociedade.
(p.17) (parágrafo 9) A partir de então o homem começou a desenvolver métodos e instrumentos de análise capazes de traduzir sua experiência social de maneira científica.
1.5 – A Sociologia Pré-científica (p.17)
a) Renascimento
(parágrafo 6) ... o pensamento social no Renascimento se expressa na criação imaginária de mundos ideais que simbolizam como a realidade deveria ser.
A visão laica da sociedade e do poder (p.18) (...) Em relação ao desenvolvimento do pensamento sociológico, Maquiavel teve mais êxito do que