Introdução à organização de computadores (Cap I e II)
Um computador é uma máquina capaz de coletar, manipular e fornecer resultados de informações, para um ou mais objetivos, também chamado de equipamento de Processamento de dados.
Processamento de dados consiste em uma série de atividades ordenadamente realizadas. A manipulação das informações coletadas inicialmente, é chamada de Processamento, as informações coletadas, são os dados.
Dado e informação são sinônimos, porém podem ser tratados de formas diferente. Os dados são a matéria-prima de uma ou mais fontes, já a informação, é o resultado do processamento. Como conhecimento e decisões são importantes em várias áreas, a informação para uma determinada pessoa, pode ser dado para outra.
A obtenção de dados e a realização de seu processamento para produzir informações específicas, são uma atividade que vem sendo exercida desde os primórdios da civilização. A busca de técnicas mais eficazes de processamento de dados, aliada ao natural avanço tecnológico, levou ao desenvolvimento dos computadores, capazes de cletar, armazenar e processar mais rapidamente que os métodos manuais antigos.
Hoje em dia, as empresas processam um volume imenso de informações, o avanço tecnológico da área de telecomunicações, também contribui muito para que o uso dos computadores se tornasse essencial, a internet é o exemplo mais claro disso.
A organização de um computador, é a parte que trata dos aspectos relativos aos aspectos de hardware, de construção do computador. A arquitetura do mesmo computador, é a parte de conhecimento desejado pelo programador, como por exemplo, o conjunto de instruções ao processador.
Ao longo do tempo, diversos tipos de arquiteturas de computadores foram definidos, sendo possível criar-se classificações nas quais cada computador projetado pode se enquadrar. Umas das Classificações mais conhecidas, é a FLYN72, definida em quatro tipos, que mencionam "trem de instruções (instruction stream)".
Um trem de instruções é um conjunto