Trabalho
Ensino Pré-Universitário
Professor(a) Sousa Nunes
Sede
Aluno(a)
Nº
Turma
Turno
Exercitando
I. aqueles em que predomina a fanopeia: imagens, comparações, metáforas; II. aqueles em que predomina a melopeia: música, mesmo dissonante ou antimúsica;
III. aqueles em que predomina a logopeia: “dança das ideias entre as palavras”. Você pode encontrar até as três características num mesmo poema.
A logopeia tende a beirar a prosa. É a similaridade caminhando rumo à contiguidade, o ícone rumo ao símbolo, o analógico rumo ao lógico.
01. Com base nas informações anteriores, assinale a opção em que a estrofe em destaque foi classificada corretamente, de acordo com Ezra Pound:
a) Logopeia: Longe de prata semeava a seara...
Oscar Rosas, 1862-1925
b) Fanopeia: Maria Magdá, debutante de maio, esmaga um rouxinol na axila depilada, e Fred (Frederico) e Ted (Teobaldo) defloram seu batom nas tardes de Eldorado.
Haroldo de Campos
c) Melopeia: Tenho tanto sentimento Que é frequente persuadir-me De que sou sentimental, Mas reconheço, ao medir-me, Que tudo isso é pensamento, Que não senti, afinal.
Fernando Pessoa
Aloysio Figueiredo e J. M. Costa. Gravação de Maysa
e) Fanopeia: E que prazer o meu! que prazer insensato! – pela vista comer-te o pêssego do lábio, e o pêssego comer apenas pelo tato.
CHICÓ: Mas, padre, não vejo nada de mau em se benzer o bicho.
JOÃO GRILO: No dia em que chegou o motor novo do major
Antônio Morais o senhor não benzeu?
PADRE: Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze.
Cachorro é que eu nunca ouvi falar.
CHICÓ: Eu acho cachorro uma coisa muito melhor do que motor.
PADRE: É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o cachorro. Benzer motor é fácil, todo mundo faz isso, mas benzer cachorro? JOÃO GRILO: É, Chicó, o padre tem razão.
Quem vai ficar engraçado é ele e uma coisa é benzer motor do
major