Trabalho
A maior parte das quedas em altura dão-se dos andaimes e das bordaduras da lajes por falta de protecções adequadas.
COLABORE, A PREVENÇÃO
COMEÇA EM SI E NO SEU LOCAL DE TRABALHO
PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS
O que Devo Saber
Os andaimes e outras plataformas fixas ou móveis para trabalhos em altura, assim como as bordaduras das lajes, as aberturas nos pavimentos e nas paredes e caixas de escada devem possuir elementos de segurança constituídos por guarda-corpos e rodapés. Guarda-corpos: protecções periféricas compostas por dois elementos horizontais situados a partir da plataforma a 1m e a 0,45m de altura. Rodapés: elemento horizontal com 0,15m de altura que impede a queda de materiais da plataforma de trabalho.
QUEDAS EM ALTURA
Telefones Úteis
Nº de Emergência
112
Serviço Municipal de Protecção Civil
Coberturas de Edifícios
PSP / GNR
Bombeiros
Em telhados de fraca resistência aplicar plataformas robustas e apoiadas em locais sólidos, no sentido de distribuir o peso do trabalhador por uma maior superfície.
Escadas Portáteis
No caso de colocar uma escada apoiada numa fachada ou estrutura, para subida a um terraço ou plataforma, aquela deve ficar com cerca de 1 metro acima da referida estrutura.
A distância que separa a plataforma de trabalho no andaime do paramento vertical da edificação não deverá ser superior a 20 centímetros, quando essa distância for superior a 20 centímetros, terá de existir guarda-corpos e rodapé interior.
Os andaimes apoiados móveis, sempre que não se encontrem em movimentação devem ser travados, através da acção de estabilizadores ajustáveis e/ou o accionamento do travão nas rodas giratórias.
Medidas de Prevenção
♦
Prever o máximo de operações no solo: sempre que possível deve-se trabalhar ao nível do solo; Impedir a queda através de protecções colectivas: Guarda-Corpos e Rodapés; Limitar a queda através de superfícies de recolha: Redes de Protecção; Utilizar