trabalho
Curso de Pós Graduação em Administração estratégica
Professor: Audemir Leuzinger de Queiroz
Aluno Guilherme de Lima Montenegro VilarinhosHavaianas: Logística para todo mundo usar.
a) Apresentação
O escocês Robert Fraser pisou no Brasil pela primeira vez em abril de 1907. No País, ele se fez sócio de um grupo inglês para construir a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, na capital paulista. Em 1908, a fábrica começou sua produção de Alpargatas Roda, Lonas e Encerados. As alpargatas eram utilizadas por trabalhadores na colheita de café – porque não feriam os grãos – e os encerados eram usados nos terreiros de secagem. Em 1909, a empresa tem seu nome modificado para São Paulo Alpargatas Company S.A.
Brevemente acompanhando os acontecimentos históricos que marcaram o último século – passando por Primeira Guerra Mundial, Gripe Espanhola na cidade de São Paulo, quebra da bolsa de Nova York, boom da borracha no Brasil, Segunda Grande Guerra etc. – o que se pode pontuar sobre o desenvolvimento das Alpargatas é sua destreza em arriscar e ponderar as direções da empresa diante dificuldades financeiras. Em 1940, a firma é batizada definitivamente como São Paulo Alpargatas S.A.
b) Produtos e Serviços
As sandálias Havaianas são lançadas em 1962, inspiradas nas sandálias de dedo japonesas, as Zori. Confeccionadas com borracha, uma matéria-prima inteiramente nacional e de custo reduzido, as sandálias eram consideradas duráveis e confortáveis e, segundo os próprios fabricantes, eram “a mais simples resposta à necessidade de proteger os pés”.
A partir de 1994, com o advento do Plano Real ampliando o poder aquisitivo da população brasileira, finalmente a empresa lança as Havaianas Top, modelo monocromático das sandálias tradicionais. Acompanhado por um conjunto de ações de marketing, o lançamento bem-sucedido de mais um produto da “família” Alpargatas se dá, pois: “Junto com as novas Havaianas Top,