analise documental
Até os dias de hoje há duvídas em relação a sua autoria e a existência real de Homero, que se julga ter vivido na Jônia por volta do século VIII. Alguns acreditam que a obra foi escrita por dois autores diferentes e que a Odisseia é cerca de dois séculos mais velha do que a Ilíada, outros afirmam que as obras eram realmente de Homero e apenas alguns trechos teriam sido adicionados.
Antigas lendas o descrevem como um aedo - cantores que contavam as histórias heróicas de um povo - que vagava, agraciando seus anfitriões com a narração dos seus versos.
Na Ilíada, Homero descreve a fúria de Aquiles por Agamenon, além de parte dos acontecimentos que marcaram a guerra de Tróia, deflagrada pelo sequestro de Helena, consorte de Menelau, rei de Esparta, por Páris, filho do rei troiano, Príamo. Já na Odisseia, é uma sequência da Ilíada, descrevendo a jornada de Ulisses, que após o fim da Guerra de Tróia tenta voltar pra sua casa em Ítaca, não obtendo êxito, pois é submetido a diversas provas em sua viagem de retorno.
2-
O MUNDO DE HOMERO
Pierre Vidal-Naquet foi um grande intelectual francês nascido na década de 30 e que leu Homero em diversas traduções, estudou muito e passou a compreender os textos de Homero, o povo grego e a sua literatura.
“O Mundo de Homero” não se limita à mera descrição das obras de Homero, mas também levanta questionamentos acerca da figura do autor aponta os anacronismos, situa o contexto dessas obras no espaço e no tempo, além de desmiuçar e explicar o enredo em uma organização ímpar.
Vidal-Naquet escreve “O Mundo de Homero” com a intenção de facilitar a compreensão da poesia de Homero e assim fazer com que ela esteja ao alcance