Trabalho
Sabe-se que o estresse dos funcionários vem se tornando um problema cada vez maior nas organizações. O estresse está intimamente relacionado ao conflito entre funcionários e organização. O estresse é, portanto, uma resposta interna a um estado de ativação interna do próprio indivíduo. O estresse ocorre, geralmente, em uma situação ameaçadora ou negativa, como a preocupação sobre perda do emprego ou ser repreendido. O estresse não é necessariamente ruim. Ele deve ser visto como uma oportunidade quando oferece um potencial de ganho. O desenvolvimento acelerado nas áreas de tecnologia também é um produtor de estresse potencial de grande relevância. O fenômeno do consumo atinge a todas as classes econômicas de uma forma nunca vista.
A sensação de estresse pode ser aquela impressão que às vezes se tem de nervosismo, irritação, agitação, fadiga ou doença. É nítida sua presença quando se sente e experimenta desgaste e cansaço cronicamente. Toda mudança que exige adaptação por parte do organismo, causa um certo nível de estresse. Portanto existem fontes de estresse internas e externas. As fontes internas são mais fáceis de ser identificadas, são elas: as reações à morte, separação, emprego, etc. O organismo tem capacidade de adaptação após uma situação estressante, mas se estas ocorrem em grande quantidade num curto espaço de tempo há uma excessiva demanda de energia adaptativa, o que induz a um nível de estresse excessivo, podendo acarretar problemas físicos e psicológicos. Robbins concorda que o estresse é uma condição dinâmica do indivíduo, onde ele é confrontado com uma demanda, limitação ou oportunidade em relação a algo desejado e cujo resultado é percebido como importante e incerto.
Sendo assim, o estresse pode ser entendido de forma positiva ou negativa, a depender da percepção da pessoa e o nível de estresse que ela atinge.
Consequências do estresse:
• Sintomas físicos – deve-se às reações orgânicas ao