trabalho
O objetivo do presente estudo (projeto) é promover a premência da integração social que se torna precípua para o desenvolvimento comunitário saudável. Tendo em vista, colaborar com o bom desenvolvimento mental e da saúde de jovens e adolescentes, na ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL SANTA MARIA que abre as portas de sua boa convivência para integrar alunos no curso de arte marcial representada através do: Hapkido.
Por meio das ações que estimulem o protagonismo dentro da unidade Escolar, em seu Núcleo comunitário o bairro Henrique Jorge disponibilizando professores graduados nas modalidades ofertadas, com aulas nas dependências da escola.
A filosofia da arte marcial consolida a proposta de integração social e desenvolvimento comunitário a partir da ideia de respeito, saúde mental e física, bem como a inter-relação com a realidade social que permeia o projeto.
A atividade do projeto pretende ampliar as opções e oportunidades de práticas desportivas, além de desenvolver, nos estudantes, habilidades específicas, tais como: percepção corporal de si e do outro, concentração, autoconfiança e socialização.
2. JUSTIFICATIVA
Por definição, artes militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras não importando a origem ou povo que a criou. Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem uso de armas tradicionais. No oriente, existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Wu Shu na China e Bu-Shi-Do no Japão que também significam artes de guerra, ou “Caminho do Guerreiro”.
Com base em levantamentos realizados na Entidade Escolar Santa Maria, conclui-se que na área atendida pelo projeto há existência de jovens, adolescentes e até mesmo crianças enveredando por atividades não salutares que necessitam a intervenção com atividade marcial. Para coibir