trabalho
Os exercícios físicos têm demonstrado ser um importante aliado no combate e na prevenção de doenças em concomitante melhoria na qualidade de vida das pessoas. O treinamento de força como a musculação tem contribuído de forma marcante neste contexto. As técnicas de treinamento de força podem ser, isométricas, isotônicas e isocinética. Os exercícios isométricos não se constituem com uma forma milagrosa para adquirir força, mas contribui em grande parte para o desenvolvimento desta capacidade. Os objetivos deste estudo foram formulados nos seguintes questões: fundamentar teoricamente as questões da isometria e coletar e analisar informações sobre prática e conhecimento desse tema junto a alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Patos de Minas e profissionais que atuam em academias dessa cidade. Questionando se esses sujeitos da pesquisa estariam aptos ou não para executar e prescrever exercícios isométricos obteve-se como resultado o seguinte: tabulando os dados coletados percebeu que para cada grupo de entrevistados os resultados encontrados indicaram que 70% dos estudantes e 48% dos praticantes de musculação não tinham conhecimento sobre os exercícios isométricos, e os professores também demonstraram pouco conhecimento sobre o assunto.
Palavras-chave: Exercícios isométricos, Treinamento físico, Treinamento estático.
EXERCÍCIO FÍSICO PARA QUALIDADE DE VIDA
No mundo de hoje as pessoas têm buscado cada vez mais se preparar para o mercado de trabalho, cada vez mais tem se passado horas e horas à frente do computador. As pessoas têm se tornado cada vez mais sedentária, devido a essa busca desenfreada do sucesso profissional, além de outras questões da vida cotidiana.
A facilidade, a comodidade, e o conforto do dia-a-dia proporcionada pela tecnologia têm contribuído de forma marcante, para que as pessoas não utilizem o corpo para executar determinadas atividades. O