trabalho
Transexualidade é a condição considerada pela Organização Mundial de Saúde - OMS como um tipo de transtorno de identidade de gênero. Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente da designada ao nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Usualmente, os homens e as mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica.
Travestismo é o hábito ou costume, temporário ou duradouro, de uma pessoa vestir-se com roupas do sexo oposto ao seu, imitando-lhes os trejeitos.
A semelhança entre ambos se dá na procura de ser o sexo oposto, se comportar como tal e ter atração sexual por pessoas do mesmo sexo.
A diferença entre ambos é que o transexual muda de sexo fisicamente, enquanto que o travesti continua com seu sexo de origem, porém, com comportamentos do sexo oposto.02. No livro você encontra várias definições do que é gênero. Escolha a definição que se mostrou mais clara e compreensiva para você.
A definição que mais me ajudou foi:
Por gênero, entende-se a condição social através da qual nos identificamos como masculinos e femininos. É diferente de sexo, termo usado para identificar as características anatômicas que diferenciam os homens das mulheres e vice-versa. O gênero é construído social e culturalmente e envolve um conjunto de processos que vão marcando os corpos a partir daquilo que se identifica ser masculino e ou feminino. (GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: reflexões necessárias para pensar a educação escolar, Petrópolis, 2008, p.17)
03. A temática da sexualidade foi abordada em vários textos. Extraia de um deles, um conceito de sexualidade. Justifique a escolha, indicando, por exemplo, de que modo o