Relatório Espectrofotômetria
CEG – Centro de Estudos Gerais
IQ - Instituto de Química
GQA – Departamento de Química Analítica
Disciplina: Análise Instrumental Experimental I
Curso: Química Industrial
Aluna: Ana Paula Sposito Simões
Número da Pratica: 1
Dia da realização da pratica: 23/11/12
Professor: Fábio Grandis Lepri
Título da Prática
Espectrofotometria no visível (II)
Rio de Janeiro 2 º Semestre 2012
Introdução
A espectrofotometria consiste no método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. Um feixe de luz direcionado para uma amostra pode ser refletido, absorvido, espalhado ou transmitido. O princípio de espectrofotometria é deixar incidir luz em uma molécula, e detectar como a molécula interage com a luz.(1)
A espectrofotometria é um método analítico que baseia-se na interação (absorção e/ou emissão) da matéria com a energia radiante, ou seja, radiação eletromagnética quando os elétrons se movimentam entre níveis energéticos. O espectro visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 nm.(2)
Quando uma solução de um dado composto é submetida a leituras de absorbância ao longo de uma faixa de comprimentos de onda eletromagnética, passamos a ter informações referentes à capacidade do composto em absorver luz. A representação gráfica dos valores de comprimento de onda () versus absorbância é denominada espectro de absorção.Como a interação da luz com a matéria depende da estrutura química dos compostos, o espectro de absorção é uma forma de caracterização que permite verificar qual a faixa de comprimento de onda em que um dado composto apresenta sua maior afinidade de absorção.
Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida e a luz transmitida por essa solução. Usando um prisma, o aparelho separa a luz em