trabalho
Fonte: http://portal.saude.gov.br/
Saúde da Pessoa com Deficiência
Objetivos da política:
Propiciar atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, desde a atenção básica até a sua reabilitação, incluindo a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando se fizerem necessários.
História:
Através da Portaria MS/GM nº 1.060 criada em 2002, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência estabelece as orientações gerais para a elaboração de planos, projetos e atividades voltados à saúde das pessoas com deficiência nos estados, Distrito Federal e municípios.
Seus propósitos principais são:
Proteger a saúde da pessoa com deficiência;
Reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho humano, contribuindo para a sua inclusão em todas as esferas da vida social;
Prevenir agravos que determinem o aparecimento de deficiências.
Público atendido:
Pessoas de qualquer sexo e idade que apresentem deficiências (ou não) físicas e/ou mentais em qualquer estado ou municípios do Estado Brasileiro.
Intervenções, ações e funcionamento:
Suas diretrizes, a serem implementadas solidariamente nas três esferas de gestão e incluindo as parcerias interinstitucionais necessárias, são: a promoção da qualidade de vida; a prevenção de deficiências; a atenção integral à saúde; a melhoria dos mecanismos de informação; a capacitação de recursos humanos; e a organização e funcionamento dos serviços.
1. Promoção da Qualidade de Vida – deve ser compreendida como responsabilidade social compartilhada, visando assegurar a igualdade de oportunidades, a construção de ambientes acessíveis e a ampla inclusão sociocultural. As cidades, os ambientes públicos e coletivos, os meios de transporte, as formas de comunicação, devem ser pensados para facilitar a convivência, o livre trânsito e a participação de todos os cidadãos.
Na área da saúde, é preciso tornar acessíveis as