Trabalho
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
ENGENHARIA AMBIENTAL
Janaína Santos de Jesus
PARQUE DO VARVITO – ITU – SÃO PAULO
Sorocaba/SP
Junho/ 2013
1 Objetivo
Fornecer informações do Parque do Varvito
2 Introdução
O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores.
Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m2 da antiga pedreira.
A identificação das lajes de Itu como varvito, em 1938, deve-se ao geólogo Othon H. Leonardos, do então Serviço do Fomento da Produção Mineral do Brasil (Leonardos, 1938). Embora outras ocorrências de rochas similares fossem já conhecidas no sul do Brasil (Leinz, 1937), Leonardos considerou a pedreira de Itu como: “A mais linda exposição de varvito encontrada no país”. O local tornou-se desde então geologicamente conhecido e notável, passando a ser frequentemente visitado e incluído em roteiros de excursões geológicas.
3 Localização
Endereço: Rua do Varvito, s/n "“ Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária.
Horário de Funcionamento: Das 8 às 17 horas de terça à domingo. Entrada gratuita.
O sítio corresponde a uma pedreira desativada de varvito localizada nas dependências do atual Parque do Varvito (Figura 2). A área total do parque é de 44.346 m2. O varvito aflora ao longo de várias faces planas verticais da pedreira, que correspondem às antigas frentes de extração da rocha (Figura 3). As faces são claramente controladas por um sistema predominantemente ortogonal de fraturas, segundo N18oE, N36oE, N91o-101oE e N141o-151oE. As exposições principais situam-se no lado sul da pedreira.
Outros afloramentos podem ser vistos no canto noroeste do parque, onde provavelmente