Trabalho
É comum no cotidiano escolar ouvirmos diversos questionamentos que buscam justificar a inserção desta manifestação sóciocultural no âmbito educacional: Quem não precisa adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos?
Sem contar com a ótica que perpectiva o xadrez como um ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade, além de ser considerado um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens . istoriador al-Suli e seu discípulo e sucessor al-Lajlaj. Diversos estudos foram feitos por al-Suli com o objetivo de compreender os princípios das aberturas e os finais de partida, além de classificar os praticantes de Shatranj em cinco categorias em razão de sua força de jogo.Na passagem do primeiro milênio da nossa era, o jogo já tinha se difundido por toda a Europa e atingido aPenínsula Ibérica no Século X. sendo citado no manuscrito do Século XIII, o Libro de los juegos, que discorria sobre o Shatranj, dentre outros jogos.
Regras
Durante uma partida de xadrez, cada enxadrista controla dezesseis peças que podem ser de cor clara ou escura (normalmente brancas e negras), sendo que as brancas devem sempre fazer o primeiro lance. São necessários um tabuleiro com oito fileiras e oito colunas composto por sessenta e quatro.
Xadrex
histórias
Muito embora diversas civilizações antigas tenham sido apontadas como o berço do xadrez, tais como o Antigo Egito e a China dinástica, na atualidade a maioria dos pesquisadores concorda que o jogo tenha se originado na Índia por volta do Século VI d.C., na forma de uma antiga forma de xadrez com regras diferentes das atuais e denominado Chaturanga em sânscrito. Posteriormente o Chaturanga difundiu-se