Acessibilidade Em Urbanismo
CUIABÁ,NOVEMBRO - 2013.
COMPREENDENDO O ESPAÇO
-
Espaço público é compreendido como espaço de atuação política analisado sob a perspectiva de sua inclusão na categoria de mercadoria
-
Busca-se uma explicação para a maneira como estes espaços vêm sendo apropriados por diferentes grupos.
-
A acessibilidade necessita ser vista com caráter simbólico e não apenas físico.
-
O avanço do liberalismo e a evolução do capitalismo fizeram com que ficasse evidente a separação do espaço entre público x privado.
-
Mesmo com propósito de ser de uso público, o espaço público vem se tornado um lugar para o consumo de poucos, com acessibilidade limitada.
-
Deve-se compreender quais qualidades, signos norteiam a utilização dos espaços por grupos e agentes distintos que se apropriam de forma seletiva, intensificando cada vez mais a segregação sócio-espacial.
COMPREENDENDO O ESPAÇO
-
Para Arendt, o espaço público é tido como “… lugar da ação política e de expressão de modos e subjetivação não identitários, em contraponto aos territórios familiares e de identificação comunitária.” (SERPA, 2007, P.16) e para
Habermas, “… o espaço público seria o lugar para exellence do agir comunicacional, o domínio historicamente constituído da controvérsia democrática do uso livre e público da razão.” (SERPA, 2007, P.16).
-
Graças às novas tecnologias e aos monopólios econômico-midiáticos , aumentouse o abismo entre a intimidade e a exterioridade, entre vida privada e pública.
-
Marcou-se uma crise evidente na percepção e na capacidade de assimilação dos indivíduos. -
A crise refere-se ao choque entre o que se é percebido em objetos feitos em série, existentes no espaço.
-
Segundo Henri Lefebvre, o espaço urbano – que possue elementos em série – não se diferem em lugar nenhum, sua única diferença é na quantidade de dinheiro que lhe é empregado.
TRÍADE LEFEBVRIANA
Característica subjacente a