Acessibilidade Setor Esportivo UFPI
Componentes:
Dalila Leal
Maria Clara Melo
Wanderson Luis
Setor esportivo - Universidade Federal do Piauí
Análise tem como objetivo analisar a acessibilidade do Setor Esportivo da Universidade Federal do Piauí, baseado em uma checklist geral.
O setor esportivo onde se concentra o curso de Educação física, contém quatro quadras, uma piscina olímpica, uma pista, e dois edifícios onde se localiza auditório, salas de aula, centro do setor, academia e uma biblioteca que encontra-se desativada.
UFPI
Os prédios contém apenas um pavimento, não existindo dessa forma o uso de circulação vertical, apenas em algumas rampas para vencer desníveis. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
ACESSIBLIDADE
COMPONENTES:
CENTRO DE TECNOLOGIA
PROFESSORA NÍCIA LEITE
ARQUIETETURA E URBANISMO
ANÁLISE SETOR ESPORTIVO—UFPI
DALILA LEAL, MARIA CLARA GUIMARÃES E WANDERSON LUIS
PRANCHA
1/8
Acesso ao Local / Calçamento / Ponto de ônibus
No acesso ao estabelecimento o calçamento oferece risco até para pessoas que não possuem mobilidade reduzida, pois as pedras aplicadas são disformes, e algumas estão até mesmo soltas. A presenças de um material que seja obrigatoriamente antiderrapante sob qualquer condição e que não provoque trepidação em dispositivos com rodas é inexistente. O portão de acesso acessível encontra-se sempre trancado, fazendo todos passarem pela mesma passagem dos carros.
O ponto de ônibus permite que o cadeirante, o muletante, ou alguém com a mobilidade reduzida vença os desníveis através de rampas, e também confere uma livre circulação de 1,60m para os usuários, além disso, possui assentos fixos e individuais.
Entretanto, não existe a presença de placas de sinalização que indiquem um ponto de ônibus ali, nem espaços que permitam que o cadeirante se coloque de maneira confortável – o cadeirante é obrigado a ocupar o espaço destinado a circulação. Um