Determinação da Velocidade de Reações
Determinação de velocidades de reação Professora Drª. Livia Melo Carneiro
Química Geral Experimental II
Escola de Engenharia de Lorena – USP
1 Introdução
1.1 Velocidade
Velocidade é a denominação dada à relação entre uma determinada variação em um intervalo de tempo. Em termos químicos, tem-se a velocidade de uma reação, que nada mais é que a variação da concentração de uma determinada substância em relação ao intervalo de tempo observado. Essa chamada taxa de reação geralmente tem como unidade de medida [V] = mol/L.s 1
Uma das fórmulas mais comuns para o cálculo da velocidade de uma reação é:
V = ∆ [Concentração] / ∆ Tempo
Entre os fatores que podem afetar a velocidade de uma reação, pode-se citar: temperatura, presença de um catalisador, superfície de contato, pressão e a concentração dos reagentes.
Interferência da temperatura: A elevação da temperatura de uma reação acarreta no aumento da energia cinética das molecúlas, o que determina um aumento no número de colisões. Interferência de um catalisador: Por reduzirem a energia de ativação de uma reação, a presença de um catalisador ocasiona um aumento na velocidade da reação.
Interferência da superfície de contato: Se as moléculas se encontram mais afastadas, a probabilidade de acontecer um choque entre as moléculas pe maior.
Interferência da pressão: Com o aumento da pressão, ocorre o aumento do número de colisões, que pode se relacionar com a diminuição do volume disponível (pressão é inversamente proporcional ao volume).
Interferência da concentração dos reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes, maior o número de colisões entre as moléculas.
1.2 Reações de Óxido-Redução
As reações em que ocorre transferência de elétrons chamam-se reações de óxido-redução, já que um dos reagentes sofre oxidação (perde elétrons) ao mesmo tempo em que o outro reagente sofre redução (ganha elétrons). 1
1.3 Complexo Iodo-Amido
O