Trabalho
Introdução
Nosso planeta é coberto pelos mais diversos tipos de plantas em suas inúmeras espécies, e o conjunto de plantas de determinada região é denominado vegetação. As características da vegetação de cada lugar dependem de forma primordial do clima da região em que se encontram da altitude, pressão atmosférica, volume pluviométrico (chuva), luminosidade e de fatores como a atuação de massas de ar. Contudo, devido à ação do homem, a vegetação terrestre é algo que está em constante mudança, essas características, portanto, servem apenas para identificar os tipos de vegetação natural.··.
Vegetação do Brasil
Com a premissa que vegetação é o termo compreendido pelo conjunto de plantas de uma determinada região, o Brasil é o país com a maior diversidade vegetativa do mundo. Essa variedade vegetativa ocorre pela diversidade climática – temperatura, luz e umidade - e geográfica encontrada no país. Quanto mais chuva e luminosidade em um ambiente, maior é o número de espécies encontradas.
Entre os inúmeros tipos de vegetação existentes no Brasil, é possível salientar os seguintes: floresta amazônica, campinarana, caatinga, cerrado, araucárias, manguezais e restingas.
Por conta dos diferentes climas em cada região e de suas dimensões continentais, o Brasil abriga oito tipos diferentes de vegetação. São eles:
1. Floresta Amazônica
2. Mata Atlântica
3. Caatinga
4. Cerrado
5. Pantanal
6. Pampas
7. Mata de Araucária
8. Manguezais
Detalhes de cada um destes tipos de vegetação do Brasil
1. Floresta Amazônica
Foto: Floresta Amazônica A Floresta Amazônica é de clima equatorial e também é conhecida por Amazônia Legal e Floresta Latifoliada, devido ao tipo de folhagem que apresenta,