trabalho
Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo:
Em criogenia, ou seja, a criopreservação de sangue, células reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro.
Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso.
O congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios.
Como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico, ou outro tipo de hardware
Na crioterápica para remover lesões malignas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas.
Refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade
Oxigênio
A principal utilização do oxigênio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar.
Outras aplicações industriais oxigênio são a soldadura e a fabricação de aço e metanol. A medicina usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.
Também é engarrafado para ser respirado em diversas atividades desportivas ou profissionais, como o mergulho, em locais sem ventilação ou de atmosfera contaminada.
O oxigênio provoca uma resposta de euforia quando inalado. No século XIX, era utilizado misturado com o óxido nitroso como analgésico. Atualmente, essa mistura ressurgiu para evitar a dor em tratamentos dentários. Seu isótopo Oxigênio 15, radioativo com emissão de pósitron, é