trabalho
RESUMO
INTRODUÇÃO
1 - ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II
1.1 - PLANEJAMENTO
1.2 - OBSERVAÇÃO
1.3 - REGÊNCIA
1.4 - PESQUISA
2 - O RECURSO DIDÁTICO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
3 - O RECURSO DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR
3.1 - CONCEPÇÃO DO PROFESSOR
3.2 - CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
4 - O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE HISTÓRIA
4.1 - LIVRO DIDÁTICO
4.2 - JORNAIS E REVISTAS
4.3 - O USO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
4.4 - CARTAZES E MURAIS
4.5 - A MÚSICA EM SALA DE AULA
CONSIDERAÇÕES FINAIs
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
RESUMO
O trabalho apresenta informações adquiridas no estágio supervisionado I e II, sobre a prática do professor de História analisando todos os aspectos da sua atuação em sala de aula como conteúdo, interação professor - aluno, metodologia e recursos usados no processo ensino-aprendizagem.
Através da realização do Estágio, o professor-aluno considerou como situação problema a ausência dos recursos didáticos nas aulas de História.
O texto tem como objetivo refletir e analisar a importância dos recursos didáticos no processo ensino - aprendizagem. Enfocando o uso dos recursos didáticos como filmes, livros, músicas, documentários, mapas, revistas, etc., como representação dos fatos históricos, visando um melhor aprimoramento na construção do conhecimento.
A pesquisa da situação - problema foi realizada através de textos bibliográficos, podendo citar autores como PIMENTA (2001), LIBÃNEO (1994), FISCHMANN (1994), BITTENCOURT (1993), ANDRÉ (1994) e LUCKESI (1991).
INTRODUÇÃO
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contém informações sobre o Estágio Supervisionado I e II, mostrando algumas dificuldades que o professor de História enfrenta em não dispor de recursos didáticos para melhores resultados no processo ensino - aprendizagem na área de História.
A finalidade desse texto é fazer com que o professor de História perceba as transformações