trabalho
Para além da questão do doping que o aluno deve estudar no manual da disciplina, analisaremos as seguintes perversões do espetáculo desportivo:
• A violência;
• A especialização precoce.
A violência • Os atletas profissionais, no jogo, trabalham e, na procura do sucesso, reproduzem o mesmo tipo de luta, violenta ou não, que se encontra no resto da sociedade.
• Por outro lado, os espectadores, que pagam quantias avultadas por um bilhete de ingresso para assistir a um espetáculo desportivo, querem ver acão e, principalmente, querem divertir-se. Por vezes, querem esquecer-se momentaneamente dos problemas que os angustiam, querem libertar-se e, então, o comportamento violento pode surgir.
• No sistema desportivo, encontramos também os sintomas de uma sociedade de consumo que busca o lucro fácil, o rendimento máximo, o domínio do espetacular e do audiovisual e que não hesita em recorrer a meios ilícitos - incluindo a agressão física, moral e psicológica - para alcançar os seus objetivos.
Tipos de atos violentos no desporto 1. Desordem por falta de bilhetes de ingresso - um grupo de espectadores procura entrar violentamente numa instalação desportiva. Não costumam ser muito violentas;
2. Desordem por derrota - esta é entendida como uma injustiça pelos adeptos do grupo derrotado. A violência pode atingir níveis elevados e as massas podem chegar a confrontar-se com a polícia, quando, procuram atacar o “causador” da derrota;
3. Desordem por vitória - o confronto com a polícia costuma ser reduzido;
4. Desordem no tempo de folga - refere-se a atos violentos ocorridos