Trabalho
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"
DEPARTAMENTO DE SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz"
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
GERENCIAMENTO AMBIENTAL
APONTAMENTOS DE AULA DA DISCIPLINA
“GEOLOGIA”
Prof. Celso A. Clemente
Piracicaba
27 de Março de 2004
A seguir apresentamos um texto básico de Mineralogia e Petrologia que deverá ser considerado apenas como um texto de apoio e de consulta para a disciplina Geo-1 e Recuperação de Áreas
Degradas por Mineração.do CEGEA.
Capítulo I
MINERAIS E ROCHAS
1.1 – Introdução
O interessado aluno ingressante no Curso de Agronomia necessita conhecer o solo. A maioria de suas atividades futuras e profissionais poderão estar relacionadas ao conhecimento e exploração dos solos.
Como parte fundamental para estudo e exploração do solos tem-se necessariamente que acumular conhecimentos a respeito de seus materiais de origem. Fica então a pergunta, quais são os materiais de origem dos solos?
Consideramos como materiais de origem dos solos:
a) Rocha no estado íntegro ( sem alteração );
b) Produtos de alteração de rochas "in situ";
c) Produtos (sedimentos) inconsolidados transportados e depositados.
Todos esses materiais de origem dos solos são constituídos, na sua grande maioria, por minerais. Dessa forma tem-se que primeiro, estudar e conhecer os principais minerais que formam os materiais de origem dos solos e em seguida, caracterizar esses materiais para depois identificar e interpretar os fenômenos de transformação desses produtos em solos.
Com isto conclui-se que o primeiro passo é estudar Mineralogia e Petrologia e dentro deste contexto o primeiro problema que aparece é o de distinguir Mineral de Rocha.
1.2 - Distinção entre Mineral e Rocha
A condição necessária para conseguir a distinção entre Mineral e Rocha é ter o conhecimento dos conceitos que os definem. Tanto mineral como rocha são corpos naturais que constituem a