trabalho
Será que o conceito de linguagem e de língua não são os mesmos? Muitas pessoas confundem e não conseguem entender bem essa diferença.
A língua é um conjunto do vocabulário de um idioma, de suas normas gramaticais (estruturas), ou seja, conjunto de vários elementos linguísticos que se transformam o domínio da língua. A linguagem é capacidade que o homem possui para se comunicar, expressar seus sentimentos e pensamentos, são vários tipos de linguagem que pode apresentar tais como: linguagem artística, linguagem escrita, linguagem falada e entre outras linguagens.
É interessante notar que há diferença entre simples gestos e sinais. Pelo uso de gestos cotidiano na cultura ouvinte, as pessoas acabam pensando que a LIBRAS é construída por mímicas. Pimenta e Quadros (2007) asseguram que pelo fato da mímica e do gesto serem de uma modalidade visual-espacial, as pessoas acabam confundindo. A diferença consiste especialmente na presença de regras e valores linguísticos que somente a LIBRAS possui.
Os estudos linguísticos já analisaram os diferentes elementos que faz parte da LIBRAS que apresentam os níveis gramaticais como quaisquer línguas. Os gestos e mímicas podem fazer parte da língua de sinais, mas como um complemento.
A LÍNGUA DE SINAIS SUBSTITUI A LÍNGUA PORTUGUESA?
Muitos pensam que a língua de sinais substitui a modalidade da Língua Portuguesa, a resposta é que não tem como substituir, pois possui dois aspectos gramaticais diferenciados. A Língua Portuguesa utiliza canal oral-auditiva e a língua de sinais utiliza canal visual-espacial, acabam articulando-se espacialmente e são abrangidas visualmente, proporciona os aspectos linguísticos como fonológicos, morfológicos, sintáticos para obter os significados e significantes da língua de