Trabalho
Como os ecossistemas ocorrem em toda costa brasileira, as características do bioma costeiro variam muito de um lugar para outro: em algumas regiões predominam algumas espécies vegetais, animais e determinados aspectos físicos.
Não é possível então falar de características comuns de fauna, vegetação, solo, relevo e clima. Por isso, neste último texto da série sobre os biomas brasileiros, faremos de outra forma: falaremos separadamente de alguns ecossistemas que compõem o bioma costeiro.
Bioma Costeiro
A costa brasileira tem 8.500 km de extensão. O Bioma Costeiro é formado por vários ecossistemas existentes na costa brasileira. Manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos, recifes de corais e outros ambientes importantes exemplificam a diversidade de ecossistemas que podemos encontrar. Cada um deles é formado por características regionais e únicas.
O litoral amazônico apresenta grandes manguezais, assim como dunas e praias. Possui uma rica biodiversidade em espécies de crustáceos, peixes e aves.
O litoral nordestino é marcado por recifes, dunas, manguezais, restingas e matas.
O litoral sudeste é muito recortado, com várias baías e pequenas enseadas. Tem por principais características os recifes, as praias e especialmente a mata de restinga.
O litoral sul possui muitos manguezais, e é especialmente rico em aves.
Abaixo são listados os principais ecossistemas que compõem o bioma costeiro:
Manguezais
Os manguezais apresentam-se como um dos mais importantes, estando presentes em 30% da costa brasileira, estão em áreas de transição entre o ambiente terrestre e o marinho. São comuns em estuários, enseadas e em lagunas de