trabalho
A economia é a instituição social que organiza a produção, a distribuição e a circulação de bens e serviços. As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, legitimadas por valores e reguladas por normas. Assim, em todas as sociedades, para a produção, a circulação e a troca de bens escassos, existem crenças, valores, normas posições e papéis determinados. As instituições econômicas têm por função produzir e distribuir bens, incentivar o trabalho, o consumo de bens e serviços.
7) Quais são as condições objetivas que caracterizam o trabalho?
Essas são as condições materiais, econômicas, jurídicas que possibilitam determinada ação, tais como: o modo como ele se organiza e como está dividida sua realização, qual é a sua complexidade, como é supervisionado, como se apresenta sua rotina, quais as pressões a que está submetido, e quais são suas recompensas e castigos. Ex. para organizar um sindicato, tem de existir uma fábrica que esteja em funcionamento, com uma concentração de trabalhadores.
10) O que é divisão social do trabalho?
A expressão “divisão social do trabalho” tem sido usada no sentido cunhado por Karl
Marx para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independente dos produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não.
Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, ou ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx diz que tal divisão versa a respeito do caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e necessidade da espécie a que pertence, enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos animais não é possível ser