Trabalho
19/11/2013
Os sentimentos que nos chama a razão da consciência humanitarismo. A transformação ou mudança de estado considerado em si mesmo. Devir humano significa a transformação da natureza humana. O conjunto de práticas pelas quais homens e a mulher agem sobre e transformam o que está na natureza, tornando-se corresponsável com a natureza pelo mundo humano e pela humanidade que constroem e a forma de viver dos humanos em grupos sociais e, ao mesmo tempo, a forma de viver em grupos sociais específicos. E o conjunto de conhecimentos, de valores, de crenças, de ideias e de práticas de um grupo social, ou de um povo, ou de uma época. É responsável por muitos dos conflitos sociais (entre etnias, gêneros, religiões, gerações, grupos religiosos, etc. Uma postura etnocêntrica também é responsável por preconceitos contra minorias, contra outras culturas, preconceito em relação ao outro.
A escola que é espaço da diversidade, pois reúne homens e mulheres; crianças e adultos; negros e brancos; alunos, professores e funcionários; tem o papel de valorizar e respeitar a(s) cultura(s) e pela(s) qual(is) diferentes pessoas e grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos contudo, a escola tem a extraordinária tarefa social de criar intencionalmente as condições educativas para que as pessoas possam receber, desconstruir e reconstruir o mundo humano já construído.
3- A escola, mesmo sendo uma instituição criada especificamente para ensinar, é, como qualquer outra instituição social, um espaço em que homens e mulheres constroem, descontroem e reconstroem cultura. Logo, e também um espaço educativo em sentido amplo. A escola, em sua tarefa social, educa tanto para a obediência aos costumes (padrões de comportamento) sociais como educa para um posicionamento crítico e autônomo em relação a esses mesmos costumes.